sábado, 22 de janeiro de 2011

Anexo:Lista de terminais de ônibus do município de São Paulo

Anexo:Lista de terminais de ônibus do município de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lista de Terminais de Ônibus do município de São Paulo.
Terminal Integração Paga
A.E. Carvalho
Amaral Gurgel Linha 3 do Metrô (Estação Santa Cecília)
Aricanduva
Bandeira Linha 3 do Metrô (Estação Anhangabaú)
Campo Limpo
Capelinha
Casa Verde
Cidade Tiradentes
Grajaú Linha 9 da CPTM (Estação Grajaú)
Guarapiranga
Jardim Ângela
Jardim Britânia
João Dias Linha 5 do Metrô (Estação Giovanni Gronchi)
Lapa Linha 8 da CPTM (Estação Lapa)
Mercado Acesso ao Expresso Tiradentes, integração com o Term. Pq. D. Pedro II
Parelheiros
Parque Dom Pedro II Linha 3 do Metrô (Estação Pedro II) e integração com o Expresso Tiradentes
Penha
Pirituba Linha 7 da CPTM (Estação Pirituba)
Princesa Isabel
Sacomã Integração com o Expresso Tiradentes e a estação Sacomã da Linha 2 do Metrô
Santana Linha 1 do Metrô (Estação Santana)
Santo Amaro Linha 5 do Metrô (Estação Largo 13)
Sapopemba/Teotônio Vilela Futura integração com o Expresso Tiradentes
São Mateus Integração com o Corredor Metropolitano da EMTU
São Miguel Linha 12 da CPTM (Estação São Miguel Paulista)
Varginha
Vila Carrão
Vila Nova Cachoeirinha
Vila Prudente Futura integração com a Linha 2 do Metrô

Conheça o Anhembi

O Anhembi Parque, o mais versátil e um dos maiores centros de eventos da América Latina, está localizado em São Paulo, a segunda melhor cidade do mundo para se fazer negócios.
Seus 400 mil m² de área total sediam 30% dos eventos que acontecem no Brasil e 55% dos eventos da Região Sudeste do País.
Seus espaços recebem mais de 1.000 eventos por ano, dos mais diversos gêneros e portes. Estima-se que circulam pelo Anhembi mais de 11 milhões de pessoas no período.
Situa-se em local privilegiado, com fácil acesso, próximo dos aeroportos, hotéis e das principais vias expressas. Possui ainda o maior estacionamento da cidade, com 7,5 mil vagas e capacidade para receber 13 mil veículos (rotativo) por dia

EVOLUÇÃO DOS LOGOS DO ZOOLÓGICO

EVOLUÇÃO DOS LOGOS DO ZOOLÓGICO

1973 - 1991

1992 - 1995


1996 - 2002

Desde Novembro de 2002
CONHEÇA A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Estudos para construção do Zôo - 1957

Construção da rua principal - 1957

O Zôo de São Paulo foi criado em junho de 1957, à partir de uma instrução do Sr. Governador Jânio Quadros ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sr. Emílio Varoli.

Primeiros animais - Leoa Helena - 1958
Os primeiros animais exóticos como: leões, camelos, ursos e elefantes foram adquiridos de um pequeno circo particular e os animais brasileiros como onças e galos da serra, foram adquiridos em Manaus.

Noticiário
A inauguração do Zôo, prevista para Janeiro de 1958, teve que ser adiada devido as fortes chuvas daquele ano, mas no dia 16 de marçoinaugurava-se oficialmente o Zoológico de São Paulo. 


Dia da inauguração - 16 de março de 1958.

Inauguração do Zoológico - 1958
Apesar do clima chuvoso, muitas pessoas participaram da inauguração do Parque e puderam ver pela primeira vez na cidade de São Paulo, 482 animais, dentre eles:9 veados, 2 onças pintadas e 1 preta, 3 jaguatiricas, 2 gatos do mato, 1 urso, 23 papagaios, além do famosorinoceronte “Cacareco”, eleito vereador nas eleições de outubro de 1958.
Avenida Miguel Stefano em dia de visitas

Rinoceronte Cacareco

Recinto dos Leões (Atual Alameda Aves) - 1958
No ano de 1958, a entrada era gratuita, à partir da criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959, os ingressos passaram a ser cobrados. A Fundação obteve personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e científica.


Nesta data, foram definidos os objetivos daFundação Parque Zoológico de São Paulo:

Elefante Mara - Década de 60

     Manter uma população de animais vivos de   todas as faunas, para educação e recreação do   público, bem como para pesquisas biológicas;

     Instalar em sua área de abrangência uma   Estação Biológica, para investigações de fauna   da região e pesquisas correlatas;

     Proporcionar facilidades para o trabalho de   pesquisadores nacionais e estrangeiros no   domínio da Zoologia, no seu sentido mais   amplo, por meio de acordos, contratos ou   bolsas de estudo.

Elefante Mara e público - Década de 60 
Consciente de sua responsabilidade no contexto conservacionista nacional, o Zôo de São Paulo tornou-se a primeira instituição brasileira a propor e participar efetiva e decididamente em múltiplos programas de recuperação de espécies brasileiras criticamente ameaçadas de desaparecimento, tais como os micos-leão, os pequenos felídeos neotropicais , araras de leari e ararinhas azuis.


Como reflexo dos constantes investimentos e aprimoramentos ocorridos na Fundação Parque Zoológico de São Paulo desde a sua criação, em 1994 o Guinness Book outorgou o diploma demaior Zoológico do Brasil.

Neste mesmo ano, após atender a todas as especificações básicas contidas na legislação pertinente, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo foi classificada na categoria “E”, a mais alta, junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

Em maio de 2001, a área ocupada pela empresa “Simba Safari” foi reincorporada à Fundação Parque Zoológico de São Paulo, sendo reaberta ao público como “Zôo Safári” em 05 de junho deste mesmo ano. 

Ocupando uma área de aproximadamente 900.000 m², em sua maior parte coberta por Mata Atlântica, o Parque abriga as nascentes do histórico riacho Ipiranga, cujas águas formam os lagos que acolhem exemplares de aves de várias espécies exóticas, nativas, além de aves migratórias. Hoje, a população global da Fundação Parque Zoológico de São Paulo ultrapassa os 3.200 animais cadastrados, representando: aproximadamente 200 espécies de aves, 100 de mamíferos, 98 de répteis, além dos anfíbios e invertebrados. São encontrados exemplares de espécies bastante raras, como: rinoceronte - branco, arara-spix, arara-de-lear, micos-leão e outros.

No cenário científico, o Zôo de São Paulo tem apresentado uma contribuição altamente significativa, em especial em temas referentes a problemas da fauna brasileira. Para isso, muito tem colaborado os contatos técnico - científicos com outros centros de pesquisa, entre os quais o Instituto Butantan, o Instituto Biológico de São Paulo e o Instituto Adolfo Lutz, assim como através de convênios já firmados com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Universidade Federal de Campina Grande (PB), Universidade Estadual de Londrina (PR), e a Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Cabe ressaltar que ao longo de seus 47 anos de existência, graças à sua história e ao trabalho e dedicação de seus funcionários, a instituição firmou-se como um centro referencial no contexto conservacionista brasileiro. Em respeito à sua posição de destaque no cenário nacional, acredita-se que é chegado o momento de superar os desafios e avançar em busca de um novo paradigma: a implantação e consolidação do primeiro “BioParque” nacional. 

Dessa forma, confluindo esforços e idéias, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo vem avançando na discussão e implantação desse novo conceito, ou seja, a convivência harmônica e equilibrada da mata e de seus recursos naturais, com as atividades meio e fins de um Zoológico contemporâneo e de seus visitantes, visando, em última análise, não só o entretenimento da população e o desenvolvimento de pesquisa científica mas, acima de tudo, a contínua conscientização da sociedade para a necessidade da preservação do ambiente. É neste cenário, e com esta visão, que a atuação caminha para a implantação de seu Sistema de Gestão Ambiental. A implantação da Coleta Seletiva de Lixo e conclusão do processo de compostagem, foram os primeiros passos neste processo.

Com uma visitação anual de aproximadamente 1.600.000 pessoas, o Zôo oferece ao seu público visitas monitoradas, cursos para professores, passeios noturnos, apresentações didáticas sobre os animais, dentre outros aspectos de preservação do meio ambiente.

Essas atividades podem ser agendadas através do telefone 5073-0811 ramais 2119 ou 2081- Divisão de Ensino e Divulgação 
Passe o mouse sobre as fotos para ampliá-las
   

O Zôo

O ZÔO
Poucas experiências são tão significativas para adultos e crianças quanto uma visita ao Zoológico. Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a natureza.
Aproximadamente 10% da população do mundo visita um zoológico ou aquário a cada ano. Desde sua abertura em 1958, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 70 milhões de visitantes, sendo 1.600.000 em 2002.
Localizado em uma área de 824.529 m2 de Mata Atlântica original, o Parque aloja nascentes do histórico riacho do Ypiranga, cujas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies, além de aves migratórias. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre, formando maravilhosa fauna paralela.
Através da exibição de mais de 3.200 animais, representando 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies derépteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos e terrários amplos e semelhantes ao habitat natural, o zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre a variedade e diversidade das formas de vida sobre a Terra.

Quadras de escolas de samba já estão em ritmo de carnaval

Quadras de escolas de samba já estão em ritmo de carnaval

Plantão | Publicada em 09/12/2006 às 13h31m

O Globo Online

SÃO PAULO - O clima de Natal toma conta da cidade de São Paulo, mas nas quadras das escolas de samba o ritmo já é de aquecimento para o Carnaval 2007. Os ensaios técnicos no Sambódromo começaram nesta sexta-feira e, nas quadras, este sábado será de festa. Confira a programação:

- Vai-Vai: os ensaios ocorrem todos os domingos, a partir das 19h. A entrada custa R$ 5. A escola fica na Rua São Vicente, 276, Bela Vista. Telefone: 3105-8725. Neste sábado, há ainda feijoada com pagode a partir das 13h com entrada franca. Quem for para almoçar paga R$ 20 pela feijoada para duas pessoas.

- Unidos do Peruche: a Escolinha da Bateria tem ensaios todos os sábados, a partir das 12h. O ensaio oficial acontece aos domingos, a partir das 19h, com entrada de R$ 5. A quadra fica na Avenida Ordem e Progresso, 1061, no Limão. Telefone: 3951-4099.
- Rosas de Ouro: Neste sábado, a partir das 22h, acontece a Festa das Alas Unidas, com a apresentação das Fantasias para 2007. A entrada custa R$ 10. Os ensaios da escolas ocorrem sempre às sextas-feiras, às 20h30m, e aos domingos, às 19h, e também custam R$ 10. O endereço da escola é Rua Coronel Euclides Machado, 1066, na Freguesia do Ó. Telefone: 3931-4555.

- Unidos de Vila Maria: terá a Noite dos Intérpretes neste sábado, às 22h, com a apresentação dos sambas-enredo de 2007. O ingresso custa R$ 10. No sábado seguinte, dia 16, a partir das 10h, tem a Festa de Confraternização de Natal, com entrada franca. Os ensaios acontecem todas as sextas-feiras e domingos, às 20h. Com entrada por R$ 5. A escola fica na Rua Cabo J. Monteiro da Rocha, 448, no Jardim Japão. Telefone: 6981-3154.

- Águia de Ouro: neste sábado tem Festa da Bateria com a participação das escolas Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tucuruvi, Imperador do Ipiranga e a presença do intérprete Wantuir da Unidos da Tijuca e Serginho do Porto, a partir das 22h, com entrada de R$ 10 antecipado ou R$ 15,00 na porta. Os ensaios acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 22h, com entrada franca. Aos domingos, os ensaios começam às 19h, com entrada de R$ 5. A Águia de Ouro fica na Avenida Francisco Matarazzo, 1986, na Pompéia. Telefone: 3872-8262.

- Mancha Verde: a escola faz festa de lançamento do CD da Mancha Verde, neste sábado, a partir das 22h, com a presença da rainha da bateria Viviane Araújo. O preço da entrada é R$ 10 com direito a um CD. A festa será na Cachaçaria Pompéia, na Avenida Nicolas Bôer, 120, na Pompéia.

- X-9 Paulistana: a escola fará um ensaio técnico no Sambódromo, a partir de 21h deste sábado, com entrada franca. No próximo sábado, dia 16, ocorre a festa da bateria, a partir de 21h, com entrada de R$ 10. Os ensaios acontecem aos domingos, a partir das 20h, com entrada de R$ 5. A escola fica na Avenida Luis Dumont Vilares, 324, no Carandiru. Telefone: 6977-2146
- Tom Maior: neste sábado ocorre um ensaio especial com a participação da escola de samba Lavapés, a partir das 22h30. Às quartas-feiras, ocorre o Projeto "Salve Quarta", a partir de 22h. A entrada custa R$ 25. Os ensaios ocorrem às terças-feiras, a partir das 20h30, com entrada franca, e aos sábados, a partir de 21h, com ingresso de R$ 3. O endereço é Rua Eugênio de Medeiros, 263, Pinheiros. Telefone: 3031-6680.

- Nenê da Vila Matilde: promove, neste sábado, feijoada com o De Fato, a partir de 13h, e ensaio técnico no Sambódromo, a partir de 18h. A entrada é franca. Os ensaios em quadra têm ingresso de R$ 5 e ocorrem às quartas-feiras e aos domingos, a partir de 20h. Na Rua Júlio Rinaldi, 01, Vila Salete. Telefones: 6682-2275 e 6684-1055.
- Gaviões da Fiel: terá feijoada com pagode, neste sábado, de 13h às 18h. Cada pessoa paga apenas o que consumir. Os ensaios ocorrem às sextas-feiras, a partir de 22h, com entrada por R$ 5. Na Rua Cristina Tomas, 183, Bom Retiro. Telefone: 3221-2066.

- Mocidade Alegre: os ensaios estão marcados para todos os domingos, a partir de 18h e custam R$ 5. A quadra fica na Avenida Casa Verde, 3498, no Limão. Telefone: 3857-7525

- Leandro de Itaquera: promove, aos domingos, o curso de formação em Harmonia, a partir de 17h30m, com entrada franca. Os ensaios acontecem às sextas-feiras, às 22h, e aos domingos, às 19h, também com entrada franca. Fica na Rua Padre de Viegas de Menezes, 66, Itaquera. Telefone: 6748-7564.

- Pérola Negra: neste domingo, a escola organiza o Natal Solidário, com distribuição de brinquedos a partir de 14h e entrada franca. Os ensaios ocorrem às quintas-feiras e aos domingos, a partir de 19h. O ingresso custa R$ 2. Rua Girassol, 51, Vila Madalena. Telefone: 3812-3816

- Camisa Verde e Branco: promove, no próximo sábado, dia 16, a festa do Chopp com Reinaldo, Da Melhor Qualidade, RG Samba, Roda de samba e presença da bateria, a partir de 21h. A entrada custa R$ 15 antecipado ou R$ 20 na portaria. Os ensaios acontecem às quartas-feiras e aos domingos, a partir das 20h, e custam R$ 5. O endereço da escola é Rua James Holland, 663, na Barra Funda. Telefone: 3392-3653.

- Dragões de Real: tem ensaio técnico no Sambódromo, a partir de 17h, deste sábado. No próximo sábado, dia 16, promove o 3º Natal Solidário com distribuição de brinquedos a partir de 11h. Os ensaios são às sextas-feiras, a partir da 21h, com entrada franca, na quadra da escola Caprichosos do Piqueri, na Rua Cel. Bento Bicudo, 761, Piqueri.

- Império da Casa Verde: tem ensaios às quintas-feiras e aos sábados, a partir de 19h, com entrada franca. Na Avenida Eng. Caetano Álvares, 2042, na Casa Verde. Telefone: 3858-9398.

- Morro da Casa Verde: os ensaios ocorrem às segundas-feiras e aos sábados, a partir das 20h, com entrada franca. O endereço é Rua Ernani Salomão R. Ribeiro, 137, no Pq. Peruche. Telefone: 3965-8964

- Acadêmicos do Tatuapé: os ensaios acontecem às terças, sextas e sábados, a partir de 21h30. A entrada custa R$ 10. Na Rua Mello Peixoto, 1513, no Tatuapé. Telefone: 6194-3728.

- Imperador do Ipiranga: ensaia todas as terças, sextas e domingos, a partir das 20h, com entrada franca, na Avenida Carioca, 99, Vila Carioca. Telefone: 6215-8197.

- Barroca Zona Sul: tem ensaios às terças e domingos, a partir de 19h, com entrada franca. Na Avenida Prof. Abraão de Moraes, 1800, na Água Funda. Telefone: 5072-1158.

- Imperial: os ensaios acontecem terças, quintas e domingos, a partir de 20h30, com entrada franca. Avenida Calim Eid, 676, Tiquatira. Telefone: 6091-9000.

- Flor de Liz: ensaia rodas as quintas e domingos, a partir de 19h, com entrada franca. Fica na Rua Antônio Covello, Vila Santa Catarina

- Unidos de São Lucas: tem ensaios sextas-feiras e domingos, a partir de 19h. A entrada é franca. Rua Carminha, 389, Pq. São Lucas. Telefone: 6213-1649.

- Acadêmicos do Tucuruvi: ensaia aos sábados, a partir de 21h, com entrada por R$ 3. Na Avenida Mazzei, 722, Tucuruvi. Telefone: 6204-7342.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Instituto Butantan

Instituto Butantan

Márcia AlvesButantan
Instituto Butantan
O público que visita o Instituto Butantan, além de conhecer seus serpentários, também poderá desfrutar do parque com suas árvores raras e grandes alamedas. No Instituto também funcionam dois museus: o Museu do Instituto Butantan (MIB) e o Museu Histórico. São mais de sessenta espécies de serpentes brasileiras e outras trazidas de quatro continentes, além de aranhas e escorpiões. Os exemplares mais interessantes ficam no museu. Há najas da África e da Índia, jibóias e sucuris. O público encontra também uma estação multimídia para consultas sobre as serpentes brasileiras. Além de soros contra picadas de cobras, aranhas e escorpiões, o Butantan produz vacinas contra tétano, coqueluche, difteria, raiva e tuberculose. Também são realizadas pesquisas sobre a distribuição geográfica, a biologia e a sistemática de serpentes, aranhas e escorpiões e suas respectivas toxinas. O Hospital Vital Brasil, que funciona no Instituto Butantan, permanece aberto dia e noite. O tratamento é gratuito para qualquer pessoa picada por animais peçonhentos.
Mais informações
Instituto ButantanAv. Vital Brasil, 1.500 - Butantã
São Paulo - SP
Fone: (0xx11) 3726-7222
Fax: (0xx11) 3726-1505

HORTO FLORESTAL


Horto Florestal
Horto Florestal
Localizado na Zona Norte da Capital, ocupa área de 174 hectares. O Horto Florestal oferece ao visitante um contato direto com a natureza, com fauna e flora diversificadas. Há palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga, ainda, o Palácio de Verão do Governo do Estado.





Parque Villa Lobos

Parque Villa Lobos


Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, na região Oeste da Capital, o Parque Villa-Lobos é uma das boas opções de lazer ao ar livre da cidade. Essa unidade de conservação abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball” e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete.
Sergio Andrade
Parque Villa-Lobos
Parque Villa-Lobos
O Parque Villa-Lobos conta também com o Espaço Vida, novo nome do Centro de Educação Ambiental, que foi implantado pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Unibanco, com a finalidade de promover a formação de professores e a conscientização de jovens sobre a necessidade de recuperação e preservação dos recursos naturais.
O parque, por apresentar grande área plana e caminhos praticamente nivelados, é o primeiro a ser adequado à acessibilidade de pessoas com deficiências. Para portadores de deficiências visuais, por exemplo, dispõe de sinalização tátil implantada sob a orientação da Fundação Dorina Nowill, entidade que desenvolve trabalhos para atender esse segmento da população.
O Parque Villa-Lobos abre todos os dias – incluindo fins-de-semana e feriados - das 6h às 18h. No horário de verão, até 19h.
Mais informações
Parque Villa LobosAv. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros - 
CEP 05461-010
São Paulo - SP
Fone: (0xx11) 3023-0316 / 3023-2229 

História do Parque Ibirapuera

História do Parque

A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço, no entanto, frustrou a idéia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.
Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
A comissão foi criada e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar. Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico. O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São paulo em 21 de agosto de 1954. Atualmente, ele é o parque mais freqüentado de São Paulo e com o maior número de atrações. O visitante pode escolher entre o Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro, só para citar algumas. Além disso, há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground. E a entrada de cães é permitida.